Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2017

A cidade histórica mineira de Tiradentes apresentou mais uma edição de seu Festival de Cultura e Gastronomia.
Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2017

Neste ano, o evento comemorou 20 anos com uma programação dedicada exclusivamente a Minas Gerais.

Durante os dez dias de festival, tiveram jantares, restaurantes a céu aberto, aulas teóricas e apresentações musicais.

Se você ficou com vontade de participar em 2018, fique de olho no site oficial e anote a próxima data em sua agenda!

Nascido de um desdobramento de cidade sua vizinha, São João del-Rei, Tiradentes sempre foi um dos destinos favoritos dos turistas que passam por Minas. Também pudera: tido como um dos centros de arte barroca mais bem conservados do país, a antiga Vila de São José é o tipo de lugar que sabe misturar história, natureza e cultura como poucos. Principalmente em épocas de festivais, como o aguardado Festival de Gastronomia de Tiradentes.

 

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Cidade de Tiradentes

O EVENTO

Chegando agora em 2017 em sua 20ª edição, o Festival de Cultura & Gastronomia de Tiradentes é o responsável por levar conceituados chefs de cozinha (como Alex Atala, que já deu aulas por lá na edição de 2011), vários restaurantes, aulas de culinária e shows para as ruas desta famosa cidade mineira. Tudo isso durante o período do inverno, quando o clima mais frio deixa toda a experiência ainda mais saborosa.

Novamente sob o comando da Fartura Gastronomia, o Festival de Gastronomia de Tiradentes aconteceu entre os dias 18 e 27 de agosto e contou com centenas de atrações.

 

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começava a ganhar forma para se transformar na maior referência da cultura gastronômica do país. Desde então, mais de três mil profissionais da gastronomia foram envolvidos em quase duas mil atrações gastronômicas e cerca de 900 artísticas. Mais de meio milhão de pessoas já prestigiaram o evento.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Os números são expressivos e entre os dias 18 e 27 de agosto esta soma ganha novos patamares com a realização da 20ª edição do evento, na cidade de Tiradentes/MG. A tradicional Praça da Rodoviária ganhou novos ares e recebeu shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, foi o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia. Além disso, por toda a cidade foram realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do Festival, Turismo Gastronômico, jantares e atividades culturais.

Este ano, um novo espaço agregou a programação, a Praça das Vertentes, com mais chefs e atrações musicais para que o público pudesse viver inteiramente a experiência do festival. O espaço surgiu para valorizar o Campo das Vertentes, região localizada na Serra da Mantiqueira, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata e engloba 36 municípios, inclusive Tiradentes. A região faz parte de um importante roteiro que atrai turistas de todo o país e produtores e chefs locais estarão presentes com restaurantes e cozinhas ao vivo representando a região.

Esta edição é realizada por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura, Bradesco e Cielo, com patrocínio de Brahma Extra, Net Claro e Cemig, fomento da Codemig e Governo de Minas Gerais. Conta com a parceria educacional e cultura do Sesc e Senac; apoio da H2OH, Sebrae, Mater Dei, Verdemar e Souza Cruz; apoio institucional do Governo do estado do Ceará; colaboração  de Larambla e Dickies.

O TEMA

Durante os dez dias de festa a cidade se transformou e abraçou o evento, que este ano homenageou o estado de Minas Gerais. O Festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura – Comidas do Brasil que, após visitar todo o Brasil e alguns lugares no mundo pesquisando a gastronomia, voltou os olhos a Minas Gerais. A conclusão foi que a riqueza e fartura gastronômica, a amorosidade do povo e a importância deste setor na economia do estado – com números expressivos, fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo.

A gastronomia tem importante valor cultural em Minas, com produtos tradicionais como o queijo, o café, a cachaça. Mas a importância não é só afetiva, este setor é responsável por girar a economia. O estado é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo; o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país; 400 mil agricultores familiares cadastrados. São 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de Minas, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

 

Festival de Cultura e Gastronomia de TiradentesO Festival Gastronomia e Cultura Tiradentes foi pioneiro em eventos de alta gastronomia no Brasil e ajudou a projetar nacionalmente a rica comida mineira. “Eleger uma gastronomia como melhor ou pior é algo relativo. Mas após visitar todo o Brasil com este foco, tenho uma certeza: Minas Gerais é o lugar onde se come melhor. Não só pela fartura, riqueza gastronômica e tradição, mas pela receptividade do mineiro, pela importância econômica que temos em nossa gastronomia. ”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor do evento.

 

CURADORIA GASTRONÔMICA

A curadoria gastronômica é baseada nas viagens da Expedição Fartura, que percorreu todo o Brasil até 2016 e, em 2017, recomeçou suas viagens com foco no o estado e visitando 32 cidades. “Essa gastronomia é tão rica, que Minas Gerais fez da sua cozinha um símbolo do estado, um valor, um patrimônio. Isso é muito significativo. Vamos mostrar grandiosidade dessa comida”, comenta Luiza Fercarotta, curadora gastronômica do Festival.

Sua curadoria seguiu alguns pilares: a valorização do Campo das Vertentes, onde está localizada Tiradentes, com um turismo gastronômico pela região; a cobertura do estado por inteiro, com representantes de todas as regiões de Minas, do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira; e a nova cena mineira, com produtos e dados que demonstram que Minas mantém a tradição, mas se destaca em outros setores, como na produção de vinho, por exemplo. 

As pessoas que fazem dessa gastronomia tão rica também são foco da curadoria. Empreendedores gastronômicos que fizeram a diferença e cresceram no setor estarão presentes, além de mineiros que saíram do estado, estão fazendo sucesso e levando seu DNA para outros lugares.

Venha conhecer a Gastronomia de Tiradentes, Minas Gerais!

Uma dica  do blog Casamento em Tiradentes.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *